segunda-feira, 17 de maio de 2010

Faixa preta em harmonia

José Bueno à primeira vista, não se parece em nada com um mestre de Aikidô. Sem qualquer traço oriental, o carioca de 50 anos é apaixonado pela arte marcial de origem japonesa. Começou por brincadeira, em São Paulo durante um curso de medicina chinesa. Depois nunca mais parou. Formado em Arquitetura pela USP, o que Bueno gosta mesmo é de praticar sua arte, o Aikidô.

O mestre é referência no esporte. Nove entre dez praticantes o conhecem. No quarto nível de faixa preta, fala da profissão com amor. A dedicação é tanta que fundou, em 1994, o Aikidô Harmonia, que completa em 2010, 15 anos de existência.
A iniciativa já levou o Aikidô como prática de exercício do corpo e da mente a mais de mil alunos. A intenção do Dojo Harmonia é expandir a prática do esporte que não é muito popular no Brasil.
No site destinado à escola de Bueno (www.aikidoharmonia.com.br), o mestre relata, “Sinto orgulho e gratidão por pertencer ao Dojo Harmonia como membro co-criador. Um lugar onde praticamos saúde, criatividade, ética, cooperação e nos tornamos pessoas melhores”, diz.

As atividades de José Bueno Sensei não param. Praticando o Aikidô diariamente e ministrando aulas para os alunos do Grupo Harmonia, agora organiza um seminário de Aikidô para comemorar os 15 anos da escola, que tornou-se seu projeto de vida. O evento contará com a participação de um dos mestres de Bueno, Sensei Luis Antônio Gentil, quinto nível de faixa preta da categoria. O seminário acontece no dia 17 de julho na sede do Dojo Harmonia, em Pinheiros.

Siga o Aikidô Brasil no Twitter: http://twitter.com/aikidobrasil

Veja abaixo um vídeo realizado por iniciativa do grupo Santander, apresentando o mestre em Aikidô, José Bueno:

Vídeo: TedXSP, realização: Santander

Fotos: Divulgação

2 comentários:

  1. Aikidô não é esporte.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente para ser esporte deve ter regras definidas e uma organização ou federação que controle os campeonatos,e o Aikido é uma "arte marcial" e não uma luta ou um esporte que tenha regras definidas e uma avaliação para ver quem perde e quem ganha.

    ResponderExcluir